Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Novembro 2018

Protocolo da artrite reumatóide

O protocolo da artrite reumatóide é o primeiro a ser reestruturado de forma a que as diversas fases da consulta sejam apresentadas em ordem lógica para o clínico. Para o efeito, os diversos ecrãs foram agrupados em 6 áreas: dados gerais, súmula clínica, consultas anteriores, consulta de hoje, relatório de consulta e dados de evolução.

A área dos dados gerais apenas aparece expandida na primeira consulta e, para além dos dados basais do doente (identificação, escolaridade, situação laboral, diagnóstico, critérios, etc.), apresenta diversos dados relativamente ao passado clínico do doente (antecedentes pessoais e familiares, terapêuticas terminadas, vacinas, rastreios de tuberculose, etc.).

Após a súmula clínica, que apresenta o habitual ecrã resumo da situação clínica do doente, aparece uma área em que é possível consultar as diversas observações registadas pelos médicos em todas as consultas anteriores.

A quarta área (consulta de hoje) é aquela em que se registam os dados de cada consulta, e é a que apresenta mais alterações. As principais são:

  • O actual ecrã de observações/plano foi subdividido em 4 ecrãs, nos quais se podem registar separadamente observações sobre:
        - Sintomas e intercorrências
        - Adesão à terapêutica e ocorrência de eventos adversos (imagem seguinte)
        - MCDTs
        - Alertas para a próxima consulta
  • Nas terapêuticas, separou-se o registo das terapêuticas reumáticas das restantes
  • No laboratório, há um protocolo com as análises de maior interesse para a artrite reumatóide
  • Na imagiologia, há um formulário específico para exames de raio x
Apresentação Reuma.pt

Por fim, aparecem o relatório da consulta e os dados de evolução (gráficos e quadro evolutivo)

Nas diversas áreas, os formulários que forem sendo gravados aparecem assinalados a verde no menu lateral.

Uma outra alteração prende-se com a possibilidade de se associar um perfil a cada doente. Este perfil determina o que aparece automaticamente expandido no protocolo da consulta. Desta forma:

  • O perfil básico apresenta os diversos formulários para registos de observações anteriormente listados, as terapêuticas reumáticas, laboratório, raio x, exame objectivo, contagem articular e EVAs
  • O perfil de investigação nuclear acrescenta os problemas clínicos, o HAQ e os ecrãs relativos a estudos em que o doente participe (por exemplo, RAID)
  • O perfil de investigação avançada acrescenta as outras terapêuticas, cirurgias e procedimentos, tratamentos não farmacológicos e restantes questionários de autopreenchimento (EQ5D, HADS, etc.)

Estas alterações apenas estão disponíveis no protocolo AR e na nova versão do reuma.pt. Nas próximas semanas será avaliada a eventual necessidade de ajustes e, por fim, estas alterações serão replicadas para os restantes protocolos e para a versão Silverlight.

A Direcção da SPR e a Comissão Coordenadora do Reuma.pt agradecem a todos os que tiveram a iniciativa desta optimização do Reuma.pt, em particular ao Professor Doutor José António Pereira da Silva.

 

Copyright © 2018 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt