Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Junho 2017

RAID

Englobado no protocolo de doentes com artrite reumatóide, está a decorrer um estudo que pretende avaliar o questionário RAID (Rheumatoid Arthritis Impact Disease) na população portuguesa.

O RAID é um questionário de auto-preenchimento pelo doente, e considera os seguintes 7 aspectos:

  • Dor devida à AR
  • Deficiência funcional, isto é: dificuldades em movimentos e atividades físicas devidas à AR
  • Fadiga/cansaço devido à AR
  • Perturbações do sono devidas à AR
  • Bem-estar físico, tendo em conta o estado geral da doença
  • Bem-estar emocional, tendo em conta o estado geral da doença
  • Como convive (enfrenta/lida) com a doença

Este estudo seguirá os doentes durante 6 meses do seu tratamento, medindo a evolução da pontuação RAID, bem como a sua correlação com os restantes índices e variáveis clínicas já avaliadas nos doentes com artrite reumatóide.

Todos os centros Portugueses poderão participar, devendo os doentes ter, pelo menos, 18 anos de idade e capacidade para responder aos questionários sem ajuda de terceiros. Os doentes deverão preencher os questionários, preferencialmente, através da área de doentes do Reuma.pt.

A inclusão de doentes no estudo RAID faz-se através do link "Participação noutros estudos" existente no ecrã de identificação do doente. Ao clicar nesse link, é apresentado o ecrã abaixo, no qual se deve indicar a data em que o doente iniciará a participação no estudo e através do qual se pode obter o CI para o estudo.

RAID

Para os doentes incluídos no estudo, e durante o tempo de participação no mesmo, ficam disponíveis 6 novos formulários: Eventos de Vida, Critérios de Fibromialgia, RAID.PORT, RAID, TIPI e SHS. Para além destes 6 formulários, passa também a obrigatório o formulário dos tratamentos não farmacológicos.

É ainda obrigatório, se não estiverem já preenchidas, preencher as seguintes informações: etnia, escolaridade, ano de diagnóstico da artrite reumatóide e comorbilidades.

Durante os 6 meses de participação no estudo, cada doente é avaliado 3 vezes e, idealmente, deverá ser avaliado pelo mesmo médico em todas elas.

 
 
Copyright © 2017 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt