Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Julho 2015

Ensaio clínico em doentes com gonartrose

Nesta newsletter vamos destacar um dos ensaios clínicos que está a decorrer no âmbito da plataforma Reuma.pt. Trata-se de um estudo que pretende testar a hipótese de que Ácido Hialurónico Intra-Articular (AHIA) é superior ao placebo, não só em retardar a progressão estrutural como também no efeito sintomático a longo prazo em doentes com osteoartrose (OA) primária do joelho.

É um ensaio clínico multicêntrico, aleatorizado, duplamente cego e controlado por placebo com grupos paralelos. São incluídos doentes com o diagnóstico de osteoartrose primária do joelho, seguidos em consulta de Reumatologia nos hospitais de Santa Maria e Egas Moniz.

Até à presente data, estão envolvidos neste ensaio 12 profissionais de saúde, que já efectuaram 219 consultas relativas a 69 doentes. Cada doente efectuará 10 visitas de seguimento num espaço de 2 anos, sendo aplicados questionários de dor, função e qualidade de vida, bem como realizada ecografia do joelho e colheita de amostras biológicas para quantificação de marcadores de remodelação óssea e cartilagínea.

NAPSI

A avaliação da actividade da doença engloba os questionários KOOS (ilustrado na imagem acima), SF36, EQ5D, escalas visuais analógicas relativas ao doente e médico, bem como à avaliação da dor quer no joelho alvo, quer no joelho oposto.

O endpoint primário é definido como a alteração média da interlinha articular mínima do compartimento mais afectado da articulação tibiofemural no final do seguimento (2 anos).

Os endpoints secundários são:

  • a proporção de doentes que atingiram o alívio sintomático de acordo com os critérios de resposta OMERACT / OARSI de 2004 aos 6 meses de seguimento em ambos os grupos;
  • a proporção de doentes que atingiram o alívio sintomático de acordo com os critérios de resposta OMERACT / OARSI de 2004 em cada consulta de seguimento
  • a proporção de doentes submetidos a artroplastia do joelho no final de seguimento
  • o consumo médio de paracetamol e AINEs (mg / dia) em cada consulta
  • valor médio do questionário SF-36 em cada consulta
  • o número total de eventos adversos que ocorrem em ambos os grupos em cada visita de seguimento
Para finalizar, e uma vez que agora se iniciou o mês de Agosto, desejamos boas férias a todos os leitores desta newsletter que já estão ou agora iniciam as sua férias.
 
Copyright © 2015 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt