Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Junho 2015

Análises laboratoriais

No passado dia 22 de Junho, o Reuma.pt ultrapassou as barreiras dos 13000 doentes e 92000 consultas, estando registados 74 centros com dados inseridos. Estes doentes e consultas distribuem-se por 11 protocolos diferentes, em função das doenças em causa.

Ao longo dos anos, para além da criação regular de novos protocolos e actualizações dos já existentes, têm ainda sido acrescentadas outras funcionalidades transversais aos diversos protocolos e que visam facilitar o registo de dados, bem como a sua pesquisa e análise. Entre estas funcionaidades estão, por exemplo, os relatórios estatísticos automáticos e a selecção de doentes através de filtros.

Uma das dificuldades que permanecia por resolver prendia-se com o registo dos valores das análises laboratorais, em virtude do tempo necessário para o registo manual desta informação. No entanto, para alguns centros, já está disponível uma funcionalidade que permite a importação dos valores das análises laboratoriais, através de uma simples operação de "copiar e colar". Para os centros onde a operação já é possível, passou a aparecer no ecrã do laboratório um botão de importação de análises (imagem abaixo).

Bios Reuma.pt

Ao clicar no botão de importação de análises, aparece um ecrã com uma caixa de texto (imagem abaixo), onde deverão ser colados os valores das análises copiados directamente da aplicação do laboratório. Quando as aplicações de laboratório permitem a cópia dos dados directamente das mesmas (por exemplo, páginas web), a cópia dos dados deverá ser feita seleccionando toda a informação (CTRL-A ou CTRL-T) apresentada na aplicação, copiando-a (CTRL-C) e colando-a (CTRL-V) no ecrã do Reuma.pt abaixo ilustrado. Em alternativa, tal poderá ser efectuado através de ficheiros PDF exportados da aplicação de laboratório.

Bios Reuma.pt

Ao colar os valores das análises na caixa de texto do Reuma.pt, elas aparecem completamente desformatadas (exemplo anterior), mas este é o funcionamento esperado. Após se clicar no botão Processar, as que forem reconhecidas são transferidas para o ecrã do laboratório onde são correctamente apresentadas (primeira imagem).

 

Esta funcionalidade facilita grandemente o registo dos valores das análises no Reuma.pt, mas requere desenvolvimentos específicos para cada uma das aplicações de laboratório utilizadas nos diversos centros. Como tal, cada centro que pretenda utilizar esta funcionalidade, deverá primeiramente entrar em contacto com a comissão coordenadora do Reuma.pt, de modo a que agende o processo de desenvolvimento da mesma por parte da SPR.

 
Copyright © 2015 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt