Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Setembro 2014

Fim de mandato, tempo de balanço

No próximo dia 5 de Outubro, cessa funções a actual Direcção da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), presidida pela Dr.ª Viviana Tavares. Com o término deste mandato, cessa igualmente funções a actual Comissão Coordenadora e Científica do Registo Nacional de Doentes Reumáticos (CCC Reuma.pt).

Gostaríamos de começar por agradecer o empenho de todos os membros da CCC Reuma.pt, nomeadamente de Ana Filipa Mourão, Elsa Sousa, José António Melo Gomes e Maria José Santos. Agradecer também o apoio da Dr.ª Viviana Tavares e de toda a Direcção da SPR, nomeadamente da Dr.ª Lúcia Costa, elemento de ligação entre a Direcção da SPR e a Coordenação do Reuma.pt.

A partir de 5 de Outubro, o Prof. João Eurico Fonseca assumirá a presidência da SPR, e a Prof.ª Maria José Santos assumirá a função de coordenadora do Reuma.pt. Damos as boas-vindas a todos os membros da nova Direcção e, em particular, à Prof.ª Maria José Santos que passará a coordenar este projecto.

Findo mais um mandato, é tempo de fazer um pequeno balanço relativamente ao Reuma.pt.

Há, actualmente, 66 centros com dados inseridos no Reuma.pt. O n.º total de doentes já ultrapassou os 11500 e o n.º de consultas é superior a 75000.

 

Evolução n.º doentes Evolução n.º consultas

 

Estão actualmente disponíveis (em português e inglês) protocolos de registo para doentes com artrite reumatóide, espondilartropatias, incluindo a espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite idiopática juvenil, lúpus eritematoso sistémico, síndromes autoinflamatórias, artrites iniciais e dois protocolos genéricos para registo de dados de outras doenças reumáticas de crianças e adultos. Em fase final de desenvolvimento está o protocolo de osteoartroses e, em fase final de testes, o das vasculites, já com um centro piloto a inserir dados.

Relativamente à componente científica, para além dos trabalhos de investigação com dados locais, foram aceites 13 projectos de investigação tendo como suporte a análise de dados nacionais do Reuma.pt. Foram já publicados 8 artigos científicos, metade dos quais em revistas internacionais, havendo um nono artigo já aceite para publicação e estando outros em fase de revisão.

Relativamente ao n.º de comunicações orais e posteres, é mais difícil obter números exactos, pois o envio dos mesmos para disponibilização no site do Reuma.pt é opcional. No entanto, contam-se, pelo menos, 13 comunicações orais, 3 das quais em congressos internacionais. O número de pósteres ascende a 30, 16 dos quais em congressos internacionais.

Refira-se ainda que o Reuma.pt tem contribuído com dados para diversos projectos internacionais e serviu de base para o desenvolvimento de outros 2 registos nacionais, através de protocolos estabelecidos com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF). Estes registos foram igualmente desenvolvidos pela SPR.

Termino agradecendo a Augusto Faustino, João Eurico Fonseca e Fernando Martins como pilares da criação e desenvolvimento do Reuma.pt, a todos os que conceberam, desenvolveram e traduziram os protocolos de avaliação dos doentes que constam no Reuma.pt, e a todos os profissionais de saúde que, em Portugal e noutros países, introduzem dados no Reuma.pt.

Obrigada e até sempre,

Helena Canhão

AGRADECIMENTOS

A publicação desta newsletter, que coincide com o fim do mandato desta Direcção, marca também o terminar de funções da Comissão Coordenadora e Científica do Registo Nacional dos Doentes Reumáticos, que foi presidida pela Prof.ª Helena Canhão durante estes dois anos.

O Reuma.pt, apresentado oficialmente em 2008, deve o seu desenvolvimento e crescimento à visão, ao empenho e ao trabalho de muitas Direcções e de muitos Reumatologistas, tal como a Helena refere e agradece no seu texto, cujas palavras subscrevemos. Se é verdade que muitos ajudaram, parece-nos de justiça realçar a contribuição EXTRAORDINÁRIA da Helena que, desde o início, dedicou a este projecto centenas de horas de trabalho, sempre com a boa disposição e a afabilidade que lhe conhecemos.

Para a Helena, e para o incansável Fernando Martins, o nosso agradecimento em nome de todos os Reumatologistas.

  Viviana Tavares   João Eurico Fonseca  

 

Copyright © 2014 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt