Newsletter #8 Agosto 2022
Reuma.pt
divisor
 
30.000 doentes registados no Reuma.pt!

O Reuma.pt registou, no passado dia 11 de agosto, o doente 30.000. Agradecemos aos doentes reumáticos a confiança depositada no nosso registo e comprometemo-nos a continuar a trabalhar na promoção da melhoria dos cuidados de saúde que vos são prestados. Agradecemos também a todos os profissionais de saúde/investigadores do Reuma.pt a vossa parceria, empenho e dedicação. Temos um registo com 14 anos de vida e com informação clínica de 30.000 doentes reumáticos de todo o país, o que reforça a robustez do nosso registo e o excelente crescimento desde a sua criação.

Nesta newsletter divulgamos alguns números relativos aos doentes e consultas registados no Reuma.pt (tabela abaixo), aquando da inclusão do doente 30.000, que foi registado no Hospital de Santa Maria (protocolo Outros Diagnósticos Adultos).

Destaques
Estudo multicêntrico Reuma.pt sobre COVID-19 nos doentes reumáticos em destaque Um estudo de Ana Rita Cruz-Machado e Sofia Barreira, liderado por Vasco Romão, do Serviço de Reumatologia do CHULN e do João Eurico Fonseca Lab, do Instituto de Medicina Molecular. Veja a notícia completa no Diário de Notícias aqui
 

Este estudo avaliou os fatores de risco e de prognóstico da COVID-19 em doentes com doenças reumáticas inflamatórias sistémicas registados no Reuma.pt, e foi publicado recentemente no Frontiers in Medicine.

Dos dados recolhidos nos primeiros 6 meses da pandemia verificou-se que os doentes tratados com anti-TNF ou com tocilizumab tiveram menor probabilidade de infeção; por outro lado, a idade, as comorbilidades e a terapêutica com rituximab estavam associados a um maior risco de infeção e a um pior prognóstico.

Estes resultados são globalmente tranquilizadores quanto ao risco de infeção grave nos doentes reumáticos, com exceção do pior prognóstico associado ao Rituximab, e fornecem uma imagem geral do impacto da COVID-19 nos doentes reumáticos portugueses.

 
 
Obrigada e até breve! (por Diana Carmona Fernandes)

Em 2017 recebi uma proposta irrecusável: juntar-me à equipa do Reuma.pt!

E assim, em junho de 2017, comecei a trabalhar na SPR e no Reuma.pt. Desde então passaram 5 anos, e que jornada fantástica de aprendizagem e crescimento foi este percurso. Foi um prazer e um privilégio poder fazer parte deste projeto, e é com enorme orgulho que vejo o quanto cresceu (os números do registo duplicaram nestes 5 anos!) e as metas alcançadas. E o que ainda está por vir será certamente maravilhoso!

Mas para mim chegou o momento de seguir um novo caminho, e em setembro vou juntar-me a uma CRO como ‘clinical data associate’.

Já lá vão 13 anos desde que a Reumatologia começou a fazer parte da minha vida, primeiro na UIR, como investigadora e depois como estudante de doutoramento, pelas mãos do Prof. João Eurico Fonseca e da Prof. Helena Canhão; depois na SPR/Reuma.pt, pelas mãos da Prof. Maria José Santos e, agora, com a Prof. Ana Maria Rodrigues. Deixo um agradecimento especial aos quatro, pelos ensinamentos e pelo carinho e amizade. E não posso deixar de mencionar o Fernando Martins e a Margarida Roriz, obrigada pelo companheirismo e amizade.

Ao longo destes anos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com vários reumatologistas, muito obrigada a todos. Levo a Reumatologia no meu coração Até breve…

Diana Carmona Fernandes

 
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt